03 - 10

Como atrair passarinhos para sua casa

Categorias:

Coloridos e simpáticos, os pássaros são uma pequenina chance de contato com a natureza. Siga as dicas a seguir para atraí-los a parques e praças, a sua casa e até mesmo seu apartamento. Você vai ver que não precisa de gaiolas para ter esses bichinhos fofos por perto.

Ofereça grãos
Alpiste, painço e semente de girassol são os mais comuns, mas você também pode dar arroz cozido, quirera de milho e farelo de pão. É preciso proteger os grãos da chuva; então, deixe-os em locais cobertos ou instale um telhadinho sobre o comedouro. E, claro, tome cuidado para não aparecerem baratas.

bem-te-vi

Que passarinho é esse? O bem-te-vi, ilustrado acima, tem esse nome porque parece cantar: “Bem-te-vi, bem-te-vi”. Ele gosta muito de arroz cozido. Quanto mais soltinho, melhor.

Sirva frutas
As prediletas dos pássaros são mamão, banana, abacate, manga e goiaba. Basta cortá-las ao meio, manter a casca e deixar parte do miolo virada para cima. Você pode colocá-las no tronco das árvores, no parapeito da janela ou até mesmo pendurá-las na varanda. O importante é trocá-las diariamente, para evitar insetos.

sanhaço-cinzento

Que passarinho é esse? O sanhaço-cinzento tem coloração cinza-azulada e é conhecido por suas acrobacias no voo. Suas frutas prediletas são banana e mamão.

Deixe água à disposição
Você pode comprar um bebedouro ou improvisar com garrafa pet ou uma vasilha. Se o recipiente tiver entre 2 e 4 centímetros de altura, os pássaros também podem se banhar. Mas limpe-o três vezes por semana com um pouco de água sanitária e uma escova de dentes velha para evitar a dengue e a proliferação de fungos nocivos às aves.

pardal

Que passarinho é esse?  O pardal vive em quase todo o mundo e é muito comum nas cidades. Ele tem alimentação variada e, assim como outros passarinhos, gosta bastante de água.

Arrume um lugar para ninhos
Os pássaros buscam locais seguros para a reprodução e, por isso, normalmente procuram as árvores. Mas, se você não tiver um grande jardim, eles já vão gostar de se aninhar em um vaso de samambaia. Você também pode oferecer um ninho artificial, improvisando cabaças, bambus e tubos de PVC ou até fabricando uma casinha de madeira.

canário

Que passarinho é esse?  O canário tem cor amarela e canto forte. Ele faz ninhos cobertos, com formato de cestinha, e em lugares variados, até em bambus, bromélias e orquídeas

Para chamar os beija-flores
Coloque água com açúcar em bebedouros, mas fique atento à concentração (uma parte de açúcar para quatro de água) e aos cuidados com a dengue e os fungos. Também é uma boa cultivar flores e plantas, como russélia, helicônia, camarão-vermelho e lágrima-de-cristo, cujo néctar é fonte de nutrientes para esses lindos passarinhos.

beija-flor

Que passarinho é esse? O beija-flor é muito colorido e rápido. Com bico longo e asas que batem vinte vezes por segundo, ele consegue beber o néctar das flores sem pousar.

Cultive flores e árvores frutíferas
Os pássaros adoram os frutos da pitangueira, amoreira, jabuticabeira e goiabeira. Mas, se você não tiver espaço, tente atraí-los com flores em vasos. Antes de plantar, pesquise e escolha espécies que frutifiquem e floresçam em diferentes estações. Assim você vai receber a visita dos pássaros o ano todo.

sabiá-laranjeira
Que passarinho é esse? O sabiá-laranjeira tem peito alaranjado e seu canto lembra o som de uma flauta. Ele voa baixo e é visto entre palmeiras, amoreiras e pitangueiras

Texto originalmente publicado na Revista Sorria 38.
Texto: Roberta Barbieri
Ilustração: Marina Faria

Para ler mais textos como esse, assine a revista Sorria. :)

Save

Save

0 Comentários

Comente

O seu e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios.

CAPTCHA ImageReload Image


Resultados reais em Digital Sales, Billing, Fulfillment e CRM