04 - 06

Deliciosas receitas de pastel frito e de forno

Categorias:

Um pastel quentinho guarda possibilidades infinitas de delícias. Com massa fininha, doce, salgada, com um ou vários ingredientes no recheio, ele faz a festa de todas as idades.

texto: Karina Sérgio Gomes
fotos: Sheila Oliveira/Empório Fotográfico

post_pastel

Cuidado: recheio quente (e delicioso)

Aos domingos, eu acordava cedo para ir com meu pai à feira. O que me tirava da cama não eram as frutas nem os legumes, mas a barraca de pastéis fresquinhos. Aprendi a dar uma pequena mordida no canto daquele travesseiro de massa crocante e deixar o ar quente sair. Assim, não queimava a boca e fazia o pastel durar mais. Saboreava bem devagar o recheio, guardando o melhor para o fim.

Foi essa mesma sensação gostosa que levou Maria Kuniko, de 59 anos, a dedicar sua vida aos pastéis de feira. A paixão veio na primeira mordida, ao provar a receita feita pelo pai, um imigrante japonês que aprendeu aqui a fazer o quitute e vendê-lo em barracas. “O sabor era delicioso, diferente de tudo o que já havia comido”, diz Maria, dona da barraca que ganhou duas das três edições do concurso de melhor pastel de São Paulo, organizado pela prefeitura. Até hoje, ela come pelo menos um pastel de carne por dia. É assim que garante o sabor da receita paterna. “O segredo está na sova da massa. Tem de ser bem fina”, diz.

Outra dica para uma massa impecável é prestar atenção à temperatura do óleo. Ele está ideal quando, ao jogar uma tira de massa na panela, ela demora um segundo exato para subir à superfície. Se fizer grandes bolhas, é mau sinal. O empresário Gabriel Junqueira, de 32 anos, aprendeu isso quando decidiu largar seu emprego no mercado financeiro para viver do pastel. Provando até cinco de uma única vez, o apaixonado pela receita descobriu que o pastel perfeito é aquele que tem bolhas pequenas e uniformes. “É isso que revela se ele está sequinho e benfeito.”

Para fazer a massa assada, o cuidado está em dosar bem os ingredientes e acompanhar o forno de perto, para que a receita não fique pesada nem quebradiça. Tanto cuidado só mostra quanto o pastel é adorado pelo paladar brasileiro. Ninguém sabe ao certo sua origem, se foi adaptado de trouxinhas fritas e recheadas orientais ou trazido pelos jesuítas. A única certeza é de que ele faz sucesso por aqui com sua fonte inesgotável de recheios. Vai um pastel aí?

Massa de Pastel Frito

Ingredientes

• 1,250 g de farinha de trigo
• 2 gemas
• 60 g de banha suína (ou margarina)
• 1 colher (sopa) de sal
• 1/2 colher (sopa) de glutamato monossódico (Ajinomoto)
• 400 ml de água

Modo de preparo

Derreta a banha e bata as gemas. Em uma vasilha, misture bem todos os ingredientes. Quando a massa estiver homogênea, envolva-a em filme plástico e deixe descansar por meia hora. Abra a massa com um cilindro ou rolo. Corte, recheie, feche (as pontas da massa molhadas com água fecham melhor) e frite. No filme plástico, ela pode ser congelada por trinta dias.

RECHEIO DE PIZZA

•3 fatias de queijo mussarela
• 1 fatia de tomate
• 1 azeitona
• orégano

Modo de preparo

Empilhe 2 fatias de mussarela, o tomate, a azeitona, salpique orégano e cubra com 1 fatia de mussarela. Feche a massa e frite em óleo bem quente.

Massa de Pastel de Forno

pastel de forno

Ingredientes

• 500 g de farinha de trigo
• 250 g de gordura vegetal, margarina ou manteiga
• 1/2 xícara (chá) de refrigerante de guaraná
• 1 colher (sobremesa) de sal
• 1 gema (para pincelar)

Modo de Preparo

Junte todos os ingredientes em um recipiente grande e misture bem, com as mãos, até obter uma massa homogênea. Deixe-a descansar por 30 minutos. Com um rolo, abra a massa e corte-a com um cortador ou a borda de um copo. Recheie, feche com a ajuda de um garfo e pincele os pastéis com a gema. Leve ao forno quente por cerca de 15 minutos. Retire quando estiver dourado.

RECHEIO DE GOIABA COM QUEIJO

• 2 xícaras (chá) de goiabada em cubos
• 2 xícaras (chá) de queijo de minas em cubos

Modo de Preparo

Misture os ingredientes em uma tigela. Recheie a massa, feche e asse.

Assine a Sorria e tenha inspirações gastronômicas. É só clicar aqui.

SORRIA_thumbnail_#43

::::::::

Leia também:

 

0 Comentários

Comente

O seu e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios.

CAPTCHA ImageReload Image


Resultados reais em Digital Sales, Billing, Fulfillment e CRM