27 - 02

Descubra receitas maravilhosas de cocada e manjar

Categorias:

Por dentro da casca dura, dois tesouros: um líquido que aplaca qualquer sede e a polpa que inspira incontáveis iguarias. Festeje a bênção que é o coco em duas tradicionais receitas

Receita - manjar com damasco

Como resistir?

texto Juliana Dias
foto Sheila Oliveira/Empório Fotográfico

Quando éramos crianças, eu e meus irmãos tínhamos férias bem gulosas. Minha mãe aproveitava nossas tardes em casa para pôr em prática as ideias do seu caderninho de receitas. Uma das mais gostosas era a cocada de leite condensado.

Depois de passar pelo fogo, a massa era espalhada sobre o mármore frio e cortada. Até aí, minha mãe tirava de letra. O difícil era impedir que nós três atacássemos os deliciosos quadradinhos ainda quentes. Ela tentava nos conter com alertas sobre a terrível dor de barriga que se abate sobre os glutões impacientes. Ficávamos preocupados, mas não o suficiente para controlar nossos instintos. A pequena indisciplina valia a pena: a textura do coco fazia cócegas na língua, e nossa boca se abria em saudosos sorrisos.

Outras receitas à base do fruto também eram comuns lá em casa, como o tradicional bolo de coco. Encontrar o ingrediente não era nenhum problema: nasci e fui criada na Região Nordeste, a principal produtora de coco do Brasil. Nativo do Sudeste Asiático, o fruto foi trazido ao nosso país pelos portugueses, poucas décadas depois do descobrimento, e se adaptou muito bem à nossa costa tropical, úmida e quente. Hoje, consumimos cerca de 1 bilhão de cocos, verdes ou secos, a cada ano.

Bom para a gente, pois o fruto é bastante nutritivo. “A água de coco tem sódio, potássio e vitamina C, ideal para hidratar de forma saudável, e o miolo é fonte de fibras, ajudando no ritmo do sistema digestivo”, explica a professora de nutrição Sara Moreira, da Universidade de Fortaleza. Além disso, como todo mundo sabe, coco é uma delícia. Ficou com água na boca? Veja a seguir como fazer o delicioso manjar que aparece na foto do topo da página. E confira também a receita de cocada gentilmente cedida por Dona Fátima, minha mãe.

 Cocada da Dona Fátima

 Ingredientes

• 2 cocos ralados (ou 400 g de coco ralado desidratado, que você pode comprar pronto)

• 1 lata de leite condensado

• 2 xícaras de açúcar

Modo de preparo

Cozinhe todos os ingredientes, mexendo com uma colher de pau. Quando estiver desgrudando da panela, desligue o fogo. Espalhe a massa por uma superfície lisa, corte-a no formato desejado e deixe-a esfriar.

Variações

Cocada de fita: É só trocar o coco ralado por coco em fita, que você pode comprar pronto. Mas, se quiser o ingrediente fresquinho,
a dica é usar um descascador de legumes.

Queimada:  Troque o coco comum pelo queimado, que você pode comprar pronto.

Com frutas: Durante o cozimento, acrescente pedaços de fruta, como abacaxi, maracujá, limão ou laranja. Ou 250 ml de suco concentrado, do sabor preferido.

cocada

Cocada maravilhosa

 Manjar com calda de damasco

 Ingredientes

• 3/4 de xícara de amido de milho • 500 ml de leite • 250 ml de leite de coco • 1 xícara de açúcar • 50 g de coco ralado

Para a calda: 1 xícara (chá) de açúcar
• 1 1/2 xícara (chá) de água • 100 g de damasco seco

 Modo de preparo

Dissolva o amido de milho em um pouco de leite e misture com os demais ingredientes. Leve a mistura ao fogo. Quando engrossar bem, passe para uma fôrma untada com água e leve à geladeira. Para fazer a calda, misture o açúcar e a água e deixe ferver sem mexer até começar a engrossar. Junte o damasco e cozinhe por cinco minutos. Desligue o fogo, deixe esfriar e espalhe sobre o manjar desenformado. Se quiser incrementar a calda, junte duas pimentas dedo-de-moça (sem sementes) à mistura de água e açúcar assim que ligar o fogo. Quando começar a engrossar, retire as pimentas e junte os damascos, previamente fervidos por dez minutos em duas xícaras de chá de hortelã.

Publicado originalmente na Revista Sorria #19

0 Comentários

Comente

O seu e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios.

CAPTCHA ImageReload Image


Resultados reais em Digital Sales, Billing, Fulfillment e CRM