03 - 07

Fondue de doce de leite

Categorias:

Para uma noite de inverno, fondue sem frescura. Siga o ritual com doce de leite para aquecer o corpo e a alma!

texto: Cynthia Almeida Rosa
foto: Sheila Oliveira/Empório Fotográfico

Fondue de doce de leite

Se há uma receita que, no friozinho, garante boas risadas é a fondue. Afinal, a fórmula suíça nasceu informal: gente querida diante uma panela aquecida por uma chama, que protagoniza o baile de garfinhos mergulhados no creme. Para ser fiel ao ritual, a receita pode variar: queijo, chocolate ou o brasileiro doce de leite.

Com o hábito de comer doce de leite com queijo minas no café da manhã, o casal carioca Rafa Sampaio, de 33 anos, e Tatiana Abramant, 34, donos do bar Barthodomeu, resolveram, há três anos, colocar o doce na panela, juntar uma dose de uísque, para ajudar a derreter os ingredientes, e creme de leite, que dá a liga. Acompanharam com o queijo minas. Ficou irresistível. “É melhor que o de chocolate e ainda tem gosto brasileiro”, diz Rafa. Aos poucos, foram surgindo outros acompanhamentos: banana, morango, uva e wafer de limão. E, além de virar prato da casa, a receita foi parar no cardápio do bar.

Foi lá que o músico Bruno Yoguy, de 30 anos, e sua mulher, Christine White, 50, conheceram a fondue brasileira. Pediram a receita e hoje o prato é tradição nos encontros entre amigos. A reunião começa na cozinha, com a seleção dos ingredientes e os pitacos no preparo. Foi assim que decidiram usar o leite condensado cozido em panela de pressão, que vira um doce de leite de primeira. E descobriram que a receita fica sofisticada com vinho branco e noz-moscada. Seguindo a inspiração do dia, eles acrescentam cream cheese ou manjericão. “Pão de queijo é ótimo para ser mergulhado. E a receita tem um gostinho de quando eu era criança”, diz Christine. Sete pessoas ao redor da fondue se servem sem conflitos, ela garante. Todo mundo se diverte ao equilibrar os acompanhamentos no palitinho – e pede mais, torcendo para o próximo inverno chegar logo.

Fondue de doce de leite

Ingredientes

300 g de doce de leite mineiro ou 1 lata de leite condensado cozida na panela de pressão
• 100 ml de creme de leite
• 2 colheres (sopa) de conhaque
• 1 pitada de sal

*Ao escolher o doce de leite, prefira os firmes e pouco açucarados. Para deixar a receita mais leve, use creme de leite fresco.

Modo de preparo

Derreta o doce de leite na panela e acrescente o creme de leite. Adicione o sal e, por último, o conhaque. Misture bem e sirva com acompanhamentos como banana, morango, uva, wafer de limão e queijo minas.

Para acompanhar

 Minichurros, bolinhos de chuva, pães de queijo ou biscoitos não muito doces são ótimos para mergulhar na panelinha!

Escolha frutas de textura consistente para serem espetadas nos garfinhos. Sabores mais azedos ajudam a equilibrar a receita.

Experimente castanhas, coco ralado ou confeitos como cobertura dos acompanhamentos que serão mergulhados no doce de leite!

Receita publicada originalmente na Revista Sorria 32

Um vinho é um excelente acompanhamento para um fondue.
Quer saber como escolher, decifrar rótulos, degustar, harmonizar e servir? Isso e muito mais você encontra no Guia Mundo do Vinho. Compre aqui o seu exemplar!

Guia de vinhos

 

 

0 Comentários

Comente

O seu e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios.

CAPTCHA ImageReload Image


Resultados reais em Digital Sales, Billing, Fulfillment e CRM