07 - 08

Pai sabe tudo

Categorias:

dia dos pais

“Quando seu pai chegar, vocês vão ver só!”, a mãe ameaçava. Naquele tempo, o pai era sempre o bravo. O nosso, mesmo sem nunca ter encostado na gente (apenas ameaçado singelezas como “vou arrancar o couro de vocês!”), só precisava olhar torto para nos pôr para correr (já a mãe podia estar com o chinelo na mão que não dávamos a mínima).

O pai também era o homem mais forte do mundo: o nosso carregava três filhos ao mesmo tempo – um em cada braço e mais outro no cangote. “Mostra o muque!”, pedíamos, fascinados com a montanha de bíceps que subia e descia. O pai também sabia das coisas: como rodar pião, furar onda grande, tirar carrapato (da gente e dos cachorros), construir coisas com madeira, assobiar músicas inteiras, limpar peixe, ler livros grossos, acender fogo, dizer o nome dos passarinhos, contar piadas sujas, fazer contas de cabeça. Sabia também a história e o porquê de todas as coisas, a verdade por trás das notícias e tudo o que é certo, errado e que ainda vai acontecer. O pai era um gênio.

Daí veio a adolescência, e o pai não sabia de mais nada. Só brigava – injustamente, claro. O pai era um chato. Então a gente cresceu, saiu de casa e, conforme virava adulto – e via o mundo, ganhava os próprios problemas, tinha filhos –, começou a entender tudo diferente. O pai, imagina só, era… um homem. Nem herói, nem vilão: um homem mesmo, que, como todos, tem qualidades, defeitos, dilemas, desejos e frustrações. Nada diferente de nós (e, quando vamos ver, estamos falando igualzinho, fazendo do mesmo jeito e julgando com as mesmas medidas dele). Um homem que já não sabia de tudo – mexer no celular, por exemplo, nem pensar –, mas que ainda tinha muito a ensinar sobre a vida. E a gente, que achava que já era grande e não precisava mais disso, percebe que bom mesmo é poder ser filho dele – ontem, hoje e sempre.

Obrigada, pai.

texto: Roberta Faria – publicado originalmente na Revista Sorria 33.

Assine a Sorria e se encante com os textos dos Prazeres Simples. É só clicar aqui. ♥

Save

Save

0 Comentários

Comente

O seu e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios.

CAPTCHA ImageReload Image


Resultados reais em Digital Sales, Billing, Fulfillment e CRM